Manual de Radiojornalismo
Autor: Maria Elisa Porchat
Editora: Ática
Páginas: 157 (de 161 a 202 Vocabulário) e (de 203 a 205 O que a Constituição estabelece com relação à comunicação social)
ISBN: 8508032358
O Manual de Radiojornalismo, da Jovem Pan foi escrito de maneira didática por Maria Elisa Porchat, radiojornalista, bacharel em Letras e Jornalismo, com o intuito de, entre outras coisas, preencher uma lacuna nos livros didáticos brasileiros, já que não havia outro livro sobre o assunto, pelo menos um tão específico. Baseado inteiramente na rádio Jovem Pan, de São Paulo, o manual descreve o funcionamento de uma rádio preocupada com a informação a serviço da população. Embora seja um livro de estudo, o texto é agradável. Há conselhos, regras e métodos utilizados na Jovem Pan, inclusive especificando as diferenças do jornalismo no rádio em relação a outros meios de comunicação. Há uma parte explicando a melhor maneira de expor certas frases, e até um pouco do ensino da língua portuguesa. No final há várias páginas que ela intitulou de vocabulário, que na verdade é um pequeno dicionário com os termos usados nas rádios.
Embora seja fácil de ler, não é tão bom assim como literatura. O "vocabulário", opcional de se ler, é chato, e há partes no livro onde a autora cita leis, artigos e parágrafos, que obviamente não são agradáveis de ler, embora seja importante estar contido em um manual como esse. Acho muito importante a sua leitura para o profissional da área e afins. Nota 5.0
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home