sexta-feira, julho 31, 2015

Pelo Fundo da Agulha

Título: Pelo Fundo da Agulha 
Autor: Antônio Torres 
Editora: Record 
Páginas: 218 (219 à 220 agradecimentos) 
ISBN: 8501076589 

Essa história, de acordo com a "aba" inicial, é o terceiro livro de uma "trilogia sobre suicídio", mas na verdade o suicídio não é o assunto principal, pelo menos desse livro. Ele conta a história da Antãozinho, dito Totoinho, filho de Antão, que é de Junco, acho que no interior da Bahia, e vai para São Paulo tentar a vida. É a época da ditadura militar no Brasil, e Totoinho passa em um concurso no Banco do Brasil, se casa, tem filhos, viaja, se separa, depois volta a sua terra natal. 
Em relação ao suicídio. Faz parte da história da família o suicídio de Nelo, irmão de Totoinho, e de Pedro, um primo deles. O Sogro de Totoinho, um militar reformado, também comete suicídio durante a história.
Achei o livro um pouco difícil de entender, principalmente no início, quando em algum momento pensei tratar-se de um livro de contos, tal a diferença entre os capítulos, (de um total de 21). Há alguns momentos em que a leitura fica interessante, mas não é sempre assim. Por outro lado o livro também não é cansativo, apenas não achei tão interessante de ler. Nota 5.0