segunda-feira, julho 27, 2015

Anna e o Beijo Francês

Título: Anna e o Beijo Francês (Anna and the French Kiss)
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 286 + 287 à 288 de Agradecimentos
ISBN: 9788563219329
 
Tradução: Fabiana Paganini de Andrade
 
Esse livro conta a história de Anna, uma americana de Atlanta que vai estudar em Paris por imposição do pai, um escritor de sucesso, separado da mãe. Ela fica em uma escola para americanos em Paris (SOAP - School of America in Paris). Inicialmente Anna odeia a idéia de se mudar para a França, pois deixou seus amigos e um possível futuro namorado nos Estados Unidos, além de mal falar francês. Aos poucos ela vai fazendo amizades na escola. Primeiramente com Meredith, depois com Étienne St. Clair, Josh e Rashimi. Anna e Meredith têm uma queda por St. Clair, que por outro lado é namorado de Ellie. Anna e Étienne vão se tornando cada vez mais unidos, e embora Anna negue para si mesma, ela começa a se apaixonar por ele. No feriado de Ação de Graças, todos viajam para os Estados Unidos com exceção de St. Clair e Anna. St. Clair está passando por um mau momento pois descobre que sua mãe, que mora na Califórnia, está com câncer.
Nas festas de fim de ano, ambos vão aos Estados Unidos, mas as "férias" de Anna se transformam em um desastre, principalmente quando ela descobre que a melhor amiga está namorando o ex-futuro namorado dela.
Depois eles voltam para Paris e o inevitável acontece.
É um livro gostoso de ler, e embora a temática seja adolescente, a autora escreveu como se fosse para adulto. Não tem aquele palavreado típico de livros voltados para a juventude. É bem melhor que isso.
É verdade que há algumas coisas previsíveis, como não poderia deixar de ser. Mas o livro é bom, sem ser espetacular. Além de ser bom, o leitor leva como "Bônus" algumas informações interessantes de Paris. Nota 7,5