quarta-feira, julho 22, 2015

O Executivo

Título: O Executivo (Company Man)
Autor: Joseph Finder
Editora: Rocco
Páginas: 535 (de 537 à 540 de agradecimentos)
ISBN: 8532520022
 
Tradução: Pinheiro de Lemos
 
O livro conta a história de Nick Conover, CEO da Stratton Corporatiom, uma fabricante de móveis de escritório, localizada em Fenwick, Michigan, que está passando por maus momentos. A companhia foi vendida para a Fairfield Partners e como consequência de uma reestruturação, ele teve que despedir muitos empregados. Isso o tornou. de pessoa popular a inimigo na pequena cidade onde vivia. Além disso ele perdeu a esposa, Laura, em uma acidente de carro, e tem que criar dois filhos, Julia e Lucas, sozinho, ou melhor, com a ajuda de Marta, uma espécie de governanta. Ele mora em um condomínio de luxo, mas isso não impede de ter sua residência invadida algumas vezes, sendo que na última mataram o cachorro da família. Ele acaba enfrentando um (ou o) invasor, e o mata com dois tiros. Então, desesperado, chama Eddie, seu empregado e amigo, responsável pela segurança da companhia para ajudá-lo a esconder o corpo.
Em paralelo a isso, ele sente que os empregados da empresa estão, de alguma forma o sabotando, querendo vender a fábrica para os chineses. É muita pressão para o Nick lidar, e o livro é todo passado nesse clima.
A história é dividida em 5 partes mais o Epílogo, tudo isso dividido em 109 subcapítulos. É um livro muito bem escrito, detalhado no que se refere a administração da empresa. Às vezes é "sufocante" quando percebemos a situação difícil em que Nick acaba se metendo, mas de um modo geral prende a atenção. O final é, em alguns aspectos surpreendente, pelo menos foi para mim. É uma leitura muito boa. Nota 8.0