quinta-feira, maio 28, 2015

O Homem Secreto

Título: O Homem Secreto (The Secret Man)
Autor: Bob Woodward
Editora: Rocco
Páginas:205 + Depoimento de um repórter por Carl Bernstein (207 à 217) + Nota do Autor (219 à 220) + Agradecimentos (221 à 223)
ISBN: 8532519199

Tradução: Equipe Editorial

O escândalo, conhecido por Watergate, que fez o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, renunciar, foi iniciado por uma invasão ao complexo conhecido como Watergate onde ficava o Headquarter do partido Democrata na época. Os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein foram fundo no assunto, até provocar o destino que a história conhece. A grande fonte de Bob Woodward foi uma pessoa que passou mais de 30 anos desconhecida do grande público, que era apelidada de "Garganta Profunda", título de um filme pornô da época. Seu nome era Mark Felt, e ele era o "segundo" do FBI.
"O Homem Secreto - A História do Garganta Profunda de Watergate" conta como foi que tudo aconteceu, desde a apresentação de Mark Felt a Woodward na Casa Branca, até praticamente o fim da vida de Mark Felt. É uma história muito bem contada pelo autor que também escreveu, junto com Carl Bernstein, "Todos os Homens do Presidente", livro que virou filme e ganhou alguns Oscars na década de 70. É interessante ver como Bob Woodward coloca sua relação e inclusive, seus sentimento e preocupações sobre o relacionamento com Mark Felt. Bob no fundo sentia muito respeito e admiração por Mark. Entretanto Mark não gostou de muita coisa que Bob publicou, mas ele fez o que achou certo. No fim da vida (Mark Felt faleceu em 2008) eles se reconciliaram (embora nunca tivesse brigado de vez), em parte pela demência de Felt que teve grande parte de sua memória apagada pela doença. Em resumo, o livro é esclarecedor e histórico, e muito bom de ler. Nota 7.5