Como tornar-se um doente mental
Título: Como tornar-se um doente mental
Autor: J. L. Pio Abreu
Autor: J. L. Pio Abreu
Editora: Academia
Páginas: 188 + (de 189 a 196 de Bibliografia)
ISBN: 9788560096305
Esse livro, escrito pelo Psiquiatra do Hospital da Universidade de Coimbra, José Luís Pio Abreu, fala sobre as diversas doenças mentais. Ele dá uma receita de como se tornar fóbico, paranóico, obsessivo-compulsivo, histriônico, maníaco-depressivo e esquizofrênico, além de suas variantes. O capítulo final intitula-se "Como não ser um doente mental", explicando o ponto de vista dele de como devemos nos comportar a fim de evitar esses problemas. Achei interessante a forma como ele dividiu essse capítulo, que foi em "Identidade/mudança", "Regras/transgressão", "Masculino/feminino", "Raciocínio/sentimento","Protagonista/platéia", "Transparência/segredo" e "Epígrafe"(*).
Acredito que o autor pretendeu, de alguma forma, ser um pouco cômico, e ele realmente consegue, mas só raramente. O problema é que fiz uma comparação inevitável com outro livro que lí há muito tempo, "Sempre pode piorar ou a arte de ser (in)feliz" de Paul Watzlawick, que é realmente engraçado, e acabei esperando mais desse livro. Uma outra característica, é que, pelo fato do autor ser português, o leitor brasileiro vai estranhar um pouco a forma dele escrever. Até que não foi muito, mas há algumas diferenças que não passam despercebidas, e que faz o texto, às vezes parecer um pouco "estranho", com palavras diferentes das que usamos no Brasil. Achei o livro quase técnico com seus quadros no início de cada capítulo ou sub-capítulo. E penso que o objetivo do autor seja esclarecer o que não se deve fazer para ter essas doenças mentais, e ele consegue, portanto o livro tem valor e é bom de ler, embora, às vezes, um pouco repetitivo. Nota 6.5
(*) De acordo com o iDicionário Aulete epígrafe é " título ou frase que, colocada no início de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra; mote".
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home