quinta-feira, setembro 02, 2021

Transcontos


Título: Transcontos
Autor: Herberto Sales
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 255

Ganhei esse livro por razão da minha formatura. Faz muito tempo mesmo. Nem sei se já o tinha lido antes, mas um conto em especial (O Se...) eu já conhecia. É um livro de contos, como sugere o título, e para mim tiveram a característica de mostrar uma época antiga, com descrições de casos que dá para entender que foi escrito há muito tempo, nas décadas de sessenta, setenta do século XX. É bom de ler sem ser maravilhoso. Alguns nem parecem ter algum final justificável, mas a leitura flui bem. Ele é dividido em duas partes, a primeira intitulada "Histórias Ordinárias" e a segunda parte, "Uma Telha a Menos", mas não senti diferença entre as duas. São muitos contos curtos, a maioria ambientada no Rio de Janeiro. Destaco "O Automóvel", o mais comprido de todos, que fala sobre um homem que ganhou um carro em um sorteio, e nem sabia dirigir. O apego que ele tem ao carro é grande, mas não tem um final feliz. O Segundo é o "Se..." que achei engraçado pela forma como termina. É mais um desses livros que eu considero apenas passatempo. Mas dá prazer de ler. O que me marcou mais em todo ele são as coisas antigas que ele evoca. A maioria dos jovens nem saberiam do que se trata. Nota 6.5