terça-feira, dezembro 05, 2017

Até as Vaqueiras Ficam Tristes

Título: Até as Vaqueiras Ficam Tristes (Even Cowgirls get the blues)
Autor: Tom Robbins
Editora: Marco Zero
Páginas: 359

Tradução: Reinaldo Guarany

Esse livro conta a história de Sissy Hankshaw, uma linda garota que nasceu com dois polegares anormalmente grandes, e que, talvez por essa razão, tenha se tornado uma "expert" em pegar caronas. Ela fazia isso o tempo todo, e era sustentada por uma tal de Condessa que não entendi direito se era homem ou mulher. Ela se torna modelo e vai gravar um comercial para a Condessa no rancho Rubber Rose. Lá ela encontra um grupo de garotas que em algum momento decidem que no rancho, que era uma espécie de SPA, só deveriam trabalhar mulheres. Vaqueiras, para ser mais exato. E no meio disso tudo há o problema com o Grous, pássaros que durante a sua imigração passavam pelo rancho. Na verdade o comercial que Sissy vai gravar tem a ver com a dança de acasalamento dos Grous. Os pássaros estão em extinção e as vaqueiras passam a protege-los, e de alguma forma, o governo dos Estados Unidos quer tomar posse do processo de "defesa" dos pássaros.
É mais ou menos isso. Na verdade o livro é confuso mesmo. E o autor faz questão de aparecer. Em alguns trechos ele conversa com os leitores e às vezes até se esquece da história. O subcapítulo 100, por exemplo, é todo dedicado a "comemoração" do autor por ter chegado ao subcapítulo 100. Pouco depois, no subcapítulo 104, ele narra uma discussão entre o cérebro e o polegar. Quer dizer, tem umas loucuras dessas, mas o livro até que é coerente, apesar de tudo.
Ele é dividido em 7 partes com 121 subcapítulos. Demorei um pouco para ler, mas não é por ser um livro maluco como possa parecer nesse minha breve descrição. Ainda assim acho que o autor "enrola" demais, entretanto com um pouco de paciência dá para terminar direitinho. Sem dúvida é um livro "diferente". Nota 5.5