quinta-feira, janeiro 17, 2013

Separação

Título: Separação
Autor: Regina Navarro Lins e Flávio Braga
Editora: BestSeller
Páginas: 132
ISBN: 8576841878

O livro "Separação" faz parte de uma coleção chamada "coleção amores comparados", no qual Separação é o volume 2. O Volume 1 é "Sexo no Casamento", mas eu ainda não li. Se é que lerei algum dia.
Nesse livro, a Regina e o Flávio dividiram o livro em dois casos de separação. No primeiro, são cartas trocadas entre Sílvia Maria e Nina (que mora em Zurique, Suiça). Sílvia está com problemas com Mário, seu marido, e deseja se separar. O Mário não quer, e faz tudo para impedir. O relacionamento acontece no final da década de 60, e naquela época tudo era mais difícil para a mulher. No final da troca de cartas a autora (ou autores) comenta o problema entre eles.
O segundo caso se passa na década de 00 (2004/2005), e são cartas trocadas entre Juliana e Humberto. O mesmo problema, Juliana não quer mais manter o casamento e Humberto, seu (ex-)marido quer. O tempo mudou, e a mulher tem mais poder de barganha. Isso faz com que ela tenha bem mais "recursos" do que tinha Sílvia Maria. Após a troca de cartas, a autora (ou autores) comenta o caso.
É um livro rápido e fácil de ler, mas não deixa de ser profundo. É bem escrito e gostoso de ler, além de que, explica muito sobre essa instituição chamada casamento. Entendo que a Regina Navarro Lins seja feminista (não sei sobre o Flávio Braga), mas ela tem razão. A mulher é normalmente oprimida, mas acho que não é sempre que ela é mandada não. Há muitos casos de homens que fazem tudo que uma mulher quer. Acredite ou não Regina, mas muitas vezes é o homem quem sofre e a mulher é quem dá as cartas. Sob o ponto de vista do livro, embora curto, é muito bom. Nota 8,5