quarta-feira, fevereiro 22, 2006

História do Mundo em 6 Copos

Terminei de ler ontem a história do mundo através dos copos.
O chá teve uma importância imensa na Inglaterra, e de certa forma marcou o declínio do império britânico. A Companhia Britânica das Índias Orientais, que detinha um imenso poder, monopolizava a importação do chá da China para a Europa, que em certo momento, foi de longe, através de impostos, a maior fonte de renda que o governo inglês recebia da Companhia. Quando a China resolveu se fechar, fizeram experiências com as plantas na Índia, e deu certo. O chá também se tornou um dos símbolos da resistência norte-americana aos impostos inglêses, que acabou resultando na independência dos Estados Unidos.
Depois vem as colas, na verdade a soda, que surgiu da água com gás, e depois os refrigerantes. O mais popular, e portanto o principal representante das colas e refrigerantes, é claro, a Coca-Cola, que é tida como símbolo da globalização e do poderio norte-americano. A Coca-Cola é apreciada no mundo inteiro, e não há marca tão conhecida como ela. Ela foi sem dúvida, a bebida do século XX. Aliás, para quem gosta de Coca-Cola ou do assunto, recomendo ler o livro "Por Deus, Pela Pátria e Pela Coca-Cola", de Mark Pendergrast, que como diz Tom Standage, é a obra definitva sobre o assunto.
Por último, o autor faz uma reflexão sobre o líquido do futuro, que talvez seja, veja só, a água, pois a sua escassez, pelo desperdício e poluição, pode levar a um futuro sombrio para a Terra e para os serem que vivem nela. Há um crescente número de pessoas que bebem água em garrafinhas de plástico, mesmo que, curiosamente, pelo menos em países desenvolvidos, a sua confiabilidade é igual ou menor do que a água da torneira. Há indústrias que colocam fotos ou desenhos de geleiras e fontes de lugares bucólicos e despoluídos no rótulo, mas que na verdade colhem sua água de um poço feito na cidade mesmo. A preservação da água é realmente uma das principais preocupações que o ser humano deve ter nas próximas décadas. Nota 8.0