sexta-feira, fevereiro 20, 2004

O "segredo de luíza" é um livro técnico. É para curso de empreendedorismo. Isso existe! Na verdade o autor acha que o empreendedorismo deveria ser ensinado desde o ensino fundamental. As pessoas precisam aprender a pensar por sí só. O método antigo (e ainda atual) ensina as pessoas a serem técnicas em alguma coisa, em atuar apenas numa parte da engrenagem, mas não a "fazer" a empresa funcionar como um todo. E digo "empresa" em um sentido muito mais amplo do que empresa comercial. Empreendedorismo é assumir riscos e responsabilidades, é planejar alguma coisa do início ao fim, é criar, é se entregar de "corpo e alma".
A história da Luíza, que serve de fundo para o "curso", é simples, mas tem dois efeitos colaterais interessantes. O primeiro é que "quebra" a monotonia de um assunto puramente técnico e às vezes massante. O segundo é que mostra ao futuro empreendedor, as dificuldades pessoais que ele um dia pode passar quando resolver abrir uma empresa. Embora cada caso seja diferente, em linhas gerais é isso, ou algo parecido que uma grande parte de pessoas passam mesmo. Em relação à técnica que a Luíza emprega no planejamento da sua empresa, a GMA (Goiabadas Maria Amália), ela me parece exagerada. Acho que poucas pessoas que abriram uma empresa de doces utilizaram os recursos que ela usou. Mas o que é ensinado é muito útil para quem deseja abrir uma empresa. Agindo como ela, o futuro empreendedor praticamente reduz o risco do futuro negócio a zero. Ele ou percebe que não vai funcionar, ou entra no negócio com o conhecimento de como fazer a empresa lucrar. E isso a um custo muito baixo. Não há nenhum segredo, só muito trabalho, iniciativa e força de vontade. É sem dúvida um livro muito bom para quem pretende se tornar empresário. Não diria indispensável, mas de uma utilidade indiscutível. Eu, como não estou lendo esse livro com a principal finalidade de abrir uma empresa, preferia que a vida da Luíza fosse mais focada.