quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Starbucks é uma rede norte-americana de lojas que vende café de boa qualidade. Na verdade eles inicialmente vendiam o café, mas não o serviam. Agora servem e também continuam vendendo o café para ser feito em casa. O livro que comecei a ler na semana passada chama-se “Dedique-se de Coração” de Howard Schultz, da Negócios Editora de 312 páginas. Howard Schultz é o CEO da Starbucks, e o livro conta justamente a história da rede. A Starbucks era cliente de uma empresa que vendia, entre outras coisas, cafeteiras. Como eles pediam muitas, Schultz foi a Seattle conhece-los, e literamente, apaixonou-se pela empresa, e pela sua filosofia. Ele não foi o fundador da Starbucks (assim como Roy Crock não foi o fundador do McDonald’s), mas realmente o título tem muito a ver com a aquisição e forma de operação que ele aplicou, e aplica, na empresa. Eu já estive em Seattle, e me lembro de uma loja da Starbucks, mas não lembro se tomei algum café lá. Hoje, com certeza eu faria questão de beber. A história é mais uma evidência que numa empresa, nem sempre o lucro deve ser primordialmente visado. O livro é de uma editora que publica livros de negócios, e acredito que seja uma boa leitura para todos aqueles que são, ou desejem ser empresários, principalmente para aqueles que sonham alto. Mas a leitura também é boa para qualquer pessoa, independente se suas aspirações.