quinta-feira, outubro 31, 2019

Síndrome do Pânico

Título: Síndrome do Pânico
Autor: Gugu Keller
Editora: Globo
Páginas: 100 (Esclarecimento sobre a doença, 101)
ISBN:8525012645


Gugu Keller, ou Luiz Augusto de Andrade Keller, estava voltando de Moji das Cruzes para São Paulo, em novembro de 1986, com 21 anos, nessa época, quando sentiu uma espécie de enjôo, que culminou com a primeira vez que ele teve a Síndrome do Pânico. É algo, segundo ele, avassalador. Precisou de ajuda para voltar a Moji. Algum tempo depois, a "Coisa", como ele definiu, voltou. Ele foi a diversos médicos, até que finalmente foi diagnosticada a síndrome. O medo do medo o impedia a fazer quase tudo. A mãe, que o ajudou muito, levava ele na faculdade e em outros lugares que precisava ir, mas ainda assim a cura foi penosa. Ele ainda toma remédios para isso, mas hoje, ele que é dramaturgo, leva uma vida normal.
É um livro curto, que dá para ler em um dia, mas ainda assim a história é impressionante. Essa doença é realmente terrível, e acaba com a vida social das pessoas.
Ainda que o assunto não interesse a um potencial leitor, vale a pena ler. Em primeiro lugar, porque qualquer um pode ter isso um dia, em segundo lugar é fácil de ler, e prende atenção como se fosse ficção, embora tenha sido realidade. A história da doença e da cura termina mesmo no capítulo 8, na página 75. Depois tem algumas informações complementares que leva o livro até o capítulo 12. Nota 6,5