segunda-feira, dezembro 06, 2010

No Roteiro da Coragem

Título: No Roteiro da Coragem
Autor: Odette de Barros Mott
Editora: Editora do Brasil S.A.
Páginas: 182

Ganhei esse livro há muito tempo. Não sei em que ano foi, mas não foi recente. Na página inicial há uma dedicatória para mim que diz: "Maurício Se você gostar de 'NO ROTEIRO DA CORAGEM' eu ficarei muito feliz. Rosane" [Ver abaixo](*). Confesso que não me lembro quem é essa Rosane, e duvido que ela se lembre de ter me dado esse livro, mas de qualquer forma, esteja aonde ela estiver, digo a Rosane que gostei do livro, espero que ela fique (ou esteja) muito feliz. O livro é para o segmento juvenil, provavelmente o segmento ao qual eu pertencia quando ganhei o livro. É a história de uma bandeira (não, não um pedaço de pano, mas de uma expedição de um bandeirante) que vai do interior de São Paulo (Piratininga e Parnaíba) para as Gerais (Minas) a procura de ouro, Antônio Castanho leva o filho novo para acompanhá-lo, e depois que acham ouro, o bandeirante manda o filho de volta para levar a primeira remessa para casa. Mas na volta o filho e o grupo são assaltados pelo Mão-de-luva, e todos, a excessão dele, morrem. Tonico, o filho, volta humilhado para casa do primo, o padre Guilherme, patrocinador do projeto, que mora em Araçariguama, mas depois foge da casa onde ficou, com Dito, seu irmão 'de leite' para caçarem Mão-de-luva. O livro é muito bom para situar o que era a vida de um bandeirante na época em que se passa, que provavelmente era no século dezenove. Além de gostoso de ler, é instrutivo do ponto de vista histórico, Parece que a Rosane adivinhou o quanto eu gosto de São Paulo, pois ele revive uma típica região do interior de São Paulo dessa época. Certamente agradeci a Rosane pelo presente no dia que ela me deu esse livro, mas deve ter sido protocolar, agora agradeço realmente por ter gostado do livro como ela desejava. Apesar de juvenil e previsível, é um bom 'livro antigo'. Nota 7.5

(*)