quarta-feira, novembro 16, 2005

A Menina que fez a América

Nesse feriado tomei conhecimento de um livro, que finalmente lí emprestado, hoje. É um livro infantil chamado "A Menina que fez a América" de Ilka Brunhilde Laurito, da FTD, com 111 páginas. O livro se lê em duas horas, e conta a história de Fotunata ou Fortunatella, que nasceu em 1890, e ficou cedo órfã de pai. A mãe, jovem ainda, se casa novamente e vai para o Brasil. Ela é criada pelos avós maternos, enquanto seu irmão, Caetano, é criado pelo avô paterno. Eles moram em Saracena, pequena aldeia da Calábria. O livro, contado pelas palavras de criança de Fortunatella, conta o seu dia-a-dia em Saracena, as brincadeiras com as amigas, a convivência na escola e com os primos; até o dia em que sua mãe manda passagens para ela e o irmão irem para o Brasil. A partida é triste, mas ela como criança, se adapta bem a tudo. O livro termina com a chegada dela e do irmão ao Brasil (Porto de Santos, e depois São Paulo), e o encontro dela com a mãe, o padrasto e seus novos meio irmãos. A leitura é agradável e há muitas ilustrações feitas por Patrícia Lima. Nota 7.0

52 Comments:

Blogger Unknown said...

Eu achei o livro até legal mas achei ele meio "sem sal" sem ação e nem suspense. Pra mim o livro tem que ter aventura para deixar o leitor curioso e fazer ele ter vontade de ler. Eu dou nota 5,5

2:28 PM  
Blogger Unknown said...

Eu adorei o livro,adoro histórias de meninas...e este livro é muito interesante...eu dou 9.5

10:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

esse livro é horrível! a professora de portugues fez a gente ler. é um dos piores livros que eu ja li.

1:04 PM  
Blogger JLB said...

Gostei Muito do Livro!

11:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu peguei esse livro e concordo com a Gabriela, um livro tem que ter aventura.....

7:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

e uma porcaria que nao presta

5:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

nao presta porque e uma porcaria cha ta pra cacete

5:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

bom eu li o livro e gostei muito da hora que ela encontra mae dela de volta ' e nao gostei na hra qe a vó delaa morreu ' foi muito triste *-----------*

10:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

mt chato pocaria sem graça minha prof nao sei como el aescolheu esse terrooorrrrr

5:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

esse livro é uma porra xato d+++ e a profesora obrigo a gente a le ele

xato de mais

5:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

alguem poderia me passar a resposta do encarte desse livro?

6:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

alguem poderia me passar a resposta do encarte desse livro?

6:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Li esse livro obrigado pois a professora Dulcineia gonorreia mandou ler para fazer atividades e valiam 2 pontos. Meu amigo Asmiro (que veio da africa, angola.) não havia comprado, dai dei pra ele ler e me passar as respostas e estou agora digitando-as

3:31 PM  
Blogger klapalcius said...

adorei o livro dou nota 10,00

4:40 PM  
Blogger klapalcius said...

vcs q falam coisa c/ coisa

4:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este livro é horrivel a professora de portugues mandou ler este livro
e dou nota 2,5pts
nao leiam este livro se matem !!!!

4:12 PM  
Blogger Mariana said...

Ah, eu adorei esse livro blz é bom do nota 10

9:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

esse livro e muito bom eu o li na biblioteca da minha escola vcs q falam mau vai fazer sex0 como uma lacraia

11:41 AM  
Anonymous audir junior said...

esse livro e muito legalpor gue comenta historias que porro seu merda

1:44 PM  
Blogger Unknown said...

eu tenho esse livro!!!eu gostei da parte:e a neve ardia!!!

8:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

queria saber baixare esse livro pela net

11:44 AM  
Anonymous Gabriel said...

To na 6ª Serie e prof quer que nos leiam ele, eu gostei desse livro =D

3:23 PM  
Anonymous BIANCA NEVES said...

eu adorei este livro, ele é muito legal. estou na sexta série e tenho 12 anos de idade

9:42 AM  
Blogger capricho said...

Estou na 6 série e aminha prof quer que agente leia esse livro.
espero que seja legal.

by:anonimo

4:54 PM  
Blogger capricho said...

Estou na 6 série e aminha prof quer que agente leia esse livro.
espero que seja legal.

by:anonimo

4:54 PM  
Anonymous BrunaT (: said...

pra Alana Peruzzo:
aaaaaaaaaaaaaaaamiga , só pra você ver em outro pc que eu comentei aqui *-*, amo mt você BEEEST s2

pra sempre, (L)

PS: esqueci de falar sobre o livro, ¬¬ aaaarg, ele é ... bonzinho,

migs da vida, te amo mt e os nossos gatinhos são os mais DISCRETOS do mundo *-* s2

4:48 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei este livro,muito bom!!

6:51 PM  
Blogger Unknown said...

Amei este livro.Vocês que nao gostaram sao um bando de mal leitores!

6:52 PM  
Anonymous VERONICA said...

EU ANIDA VOU LER, MAS CONCORDO C/ A GABRIELA TEM QUE TER SUSPENSE, MINHA PROFESSORA DE LITERATURA QUE PEDIO, P´/ FAZER PROVA, TOMARA QUE SEJA LEGAL, MAS PELOS COMENTARIOS QUE EU VÍ Ñ SEI Ñ...♥☺

10:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este livro é horríveeel...Meu professor me obrigouu totalmente a ler essa chatisse,Deus que me livre desse livro!
Chaaaato d+ , odieii esse TRECO ...
Não tive interesse deis do começo que o professor mandou eu leer ..
Concorto plenamente com todos vocês que odiiaram esse livro tanto com eu !
Um abraço ;*

8:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este livro é horríveeel...Meu professor me obrigouu totalmente a ler essa chatisse,Deus que me livre desse livro!
Chaaaato d+ , odieii esse TRECO ...
Não tive interesse deis do começo que o professor mandou eu leer ..
Concorto plenamente com todos vocês que odiiaram esse livro tanto com eu !
Um abraço ;*

8:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este livro é horríveeel...Meu professor me obrigouu totalmente a ler essa chatisse,Deus que me livre desse livro!
Chaaaato d+ , odieii esse TRECO ...
Não tive interesse deis do começo que o professor mandou eu leer ..
Concorto plenamente com todos vocês que odiiaram esse livro tanto com eu !
Um abraço ;*

8:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Minha peofessora pediu que nós lessemos esse livro para prova...mas não achei interressante...Para mim o livro precisa ter alguma parte emocionante para dar vontade de continuar lendo...não entendi nd do livro.Só li porque precisei...E tb se é um livro para crianças não deveria ter tanta morte assim!Porque as vezes isso faz a criança lembra de um parente morto ou coisa assim!Nota:6.0.Tem mt o que melhorar neste livro!

10:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

EU NECESSARIAMENTE DESCORDO DE TODOS O LIVRO E GENIAL INTERESSANTE LI UMA PAGINA E NAO CONSEGUI PARAR MAIS,,, MAS ACHO QUE CADA UM TEM SEU GOSTO,,, E O MEU E BEM DIFERENTE DE TODOS ....
MAS TAMBEM DESCORDO DE QUE UM LIVRO PRA SER BOM PRECISA DE ACAO.... POR FAVOR QUE BREGA....

3:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Achei Super legal inclusive pq estou fazendo um trabalho sobre ele Nota 9,5...

10:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

q merda

8:58 PM  
Blogger rayane e pampam love said...

OIE GENTE !!!!!! BOM ESSE É BOM,EU SOU UM EXEMPLO DE LITERATURA PQ EU AMO LER É A COISA Q EU MAIS GOSTO DE FAZER É LER É MUITO GOSTOSO LER,MAS EU NEM LI DIREITO ESSE LIVRO VOU RECOMEÇAR A LER !!!!!!!!!!!!
BJSSSSSSSSSS

10:16 PM  
Blogger rayane e pampam love said...

OIE GENTE EU GOSTEI DESSE LIVRO Q EU JÁ FALEI E EU AMO LER É A COISA MAIS GOSTOSA DO MUNDO!!A MINHA NOTA É 10,0!!! BJS

10:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente esse livro e muito bom!
Mas esse resumo que eu acabei de ler e uma merda i ta super incompleto!

12:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente esse livro e muito bom!
Mas esse resumo que eu acabei de ler e uma merda i ta super incompleto!

12:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom , Primeiramente Dona Fátima mandou eu ler esse livro é de 98 paginas ou seja maiorzinho então eu resume assim
:Fortunata mas que todos a chamam de Fortunatella, bom ela tem um irmão e os dois moram com sua mãe e avós,Fortunatella perdeu o pai quando era bem novinha.Sua mãe víuva acabou conhecendo um homem que também é víuvo,eles se casaram e foram para o Brasil, disseram para Fortunatella e o irmão dela que iam se ajeitar por lá e depois iam mandar busca-los.No inicio ela ficou chateada com a notícia de que sua mãe ia para o Brasil mas logo se conformou, ela no entanto se divertiu muito com seus avós ,até que seu avó por parte de pai morreu de ataque do coração.Ela e seu irmão ficaram muito abalados mas logo receberam a notícia de que sua mãe e seu padrasto iam vir buscar eles.Eles não buscaram os filhos mas ficaram esperando eles lá no aeroporto,Fortunatella muito feliz em ver sua mãe de novo,mas quem estava no aeroporto era só seu padrasto e um de seus irmãos.Quando ela chega em casa vê sua mãe com sua outra irmã fica toda feliz em vê-la.E assim é o final eles voltam a ficar junto de sua mãe e seu padrasto e seu irmão e claro são felizes nê.

7:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

bem minha prof quer que a gente faça uma reescrita desse livro tipo assim ela le um capitulo cada dia e quando ela acabar a gente vai fazer a reescrita eu adorei o livro mais achei mei triste o final dou nota 1.00000000

12:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

resumo
bem meu nome é fortunata mai todos me chamam de fortunatellameu pai morreu quando era bem nivinha e só ficou minha mãe meu irmão caetaninho e meus avós queridos .um dia fiquei com vovo leone o astronomo ele me ensinava varias palavras do brasil ele me ensinou a falar pão nossa fui correndo falar para minhas amigas.um dia fiquei com vovó e conversamos quando derrepente ouve-se batidas na porta e era um homem pedindo dinheiro que passava todo dia ali minha vó tinha se esquecido e mandou eu dizer que ela tinha saído
eu não queria mentir mais tinha que fazer isto abri só um pouquinho a porta mais derrepentye a porta escancarou-se ,quando o homem viu vovó sentada perto da lareira balançou a cabeça e foi embora.certa vez minhas amigas vinheram correndo me avisar que tinha uma mça lá na igreja que lia com a mão achei que era um milagre ; fui contar para vovô leone e ele disse que era normal pessoas segas lerem com a mão .Minha escola era muito pobre então entre 2 pessoas usava só um livro mais como eu era mais esperta a professora abriu uma exeção para um livro ficar só pra mim.teve uma época que vovo leone morreu todos ficaram muito abalados.vovósubia todas as noites no sóton eu achava que lá em cima podia ter almas penadas minha prima duvidou então me encorajou a surbir lá ,então subi com medo mais confiante quando cheguei no sóton emvez de ser almas penadas eram sacos de batatas cenouras e etc...minha prima morreu de rir.Um dia meus primos ganharam um lindo burrico e me convidaram para dar uma volta com eles e minha prima rina então aceitei e fomo no meio do caminho prima Rina caiu do burrico como castigome deram uma moeda e mandaram eu ir comprar um caderno armazeém fui quando cheguei la´pedi para seu afonso o caderno mai bonito e seu afnso foi buscar quando ele voltou me deu uma bronca por ter dado uma moeda de tampa de garrafa . fiquei muito brava com meus primos nunca mais brinquei com eles... o resto eu conto amanha /

12:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

porque o nome (A menina que fez a america)auguem pode me falar??

1:59 PM  
Blogger driju said...

Alguem pode me emprestar o livro. Moro no Itaim e preciso ler ate segunda-feira.. Devolvo em seguida, intacto... Prometo. Se quiser vender eu compro, urgenye. Nao consigo comprar em nenhum lugar. Muito obrigada. Adriana 11-82729110

2:04 PM  
Blogger driju said...

Alguem podeme emprestar ou vender o livro usado? Preciso ler cim urgencia pra segunda - feira e nao encontro em nenhum lugar p comprar. Agradeço. Adriana 11-82729110

2:05 PM  
Blogger Simone Nascimento said...

ESSE LIVRO É ATÉ LEGAL MAS NN TEM MUITA EMOÇÃO E É UM POUQUINHO ENJOA TIVO EU LI O LIVRO 5 VEZES E AINDA NNGOSTEI MUITO EU DO NOTA 4,5!!!!!

6:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

achei o livro sem graça nota : 6,0

10:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

mt lixooo

9:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

O livro é mto chato!!! Ainda por cima a minha profª falou "O livro não é chato, a história é bonita"! Arghhh!!!!

8:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Poha odiei esse livro eu li ele mais n gostei por isso fui obrigado a ler esse resumo

6:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Livro ruim pra karalho

6:11 PM  

Postar um comentário

<< Home