sábado, julho 26, 2003

O próximo livro que li, sim, por que já terminei de ler, foi "Revolução dos Bichos", de George Orwell. É um livro que se lê rápido. A edição que lí, que faz parte de uma promoção dos jornais O GLOBO, no Rio e a Folha de São Paulo em São Paulo, tem apenas 96 páginas. Comecei a ler ontem a noite e terminei hoje, em menos de 24 horas.
É a história, como diz o título, de uma revolução de bichos em uma fazenda na Inglaterra. O autor, faz uma analogia implícita à revolução socialista, e mostra todos os defeitos da distorção de personalidade dos que atingem o poder. Os porcos, que são mais inteligentes, são ditadores cínicos e caricatos, que aos poucos vão suprimindo a pretendida igualdade entre os animais. É interessante acompanhar a "humanização" que eles vão aos poucos adquirindo, sendo que os homens são, inicialmente os seus maiores inimigos. Até "emendas" aos sete mandamentos iniciais são incluídas. O consumo de álcool, inicialmente proibido, também acontece, incluindo os problemas do alcoolismo
tais como ressaca e brigas. É um livro simples e fácil de se ler. Uma ótima idéia, que se torna óbvia depois que alguém fez.
Nota 7