quarta-feira, janeiro 07, 2004

Ontem mesmo, a noite, lí mais um livro. Sim um livro inteiro em menos de 3 horas. Mas é rápido mesmo de ler. O título é "Idéias & Opniões Interdisciplinares no Turismo" de Bayard Boiteaux e Maurício Werner, com 109 páginas, da UniverCidade Editora. Mas por que esse livro?
Eu o comprei no ano passado na Bienal de Livros que aconteceu no Riocentro. Comprei esse e mais outro no 'stand' da UniverCidade.
Há muitos anos, fiz um curso de curta duração na Universidade Cândido Mendes sobre turismo. Embora esse assunto não tenha nada a ver com a minha formação acadêmica, eu me interesso muito por turismo, e cheguei a fazer mais dois cursos nessa época: um no Cieth e outro na ABAV.
Eu adoro viajar, mas também gosto de turismo do ponto de vista de atividade cultural/comercial, mesmo o turismo receptivo, que não tem nada a ver com viajar para quem o pratica.
Bem, voltando ao curso da Cândido Mendes, o meu professor foi o Bayard Boiteaux, e isso me motivou a essa compra.
Ele tem 109 páginas, com letras grandes e portanto rápido de ler. Como é um livro assim, voltado para os estudantes de turismo, ele tem algumas partes de simples consulta, como um histórico das leis do turismo no Brasil, e um glossário com a palavras mais usadas no dia-a-dia da atividade turística. Fora isso, ele é dividido em duas partes: Idéias e Opiniões. Os autores comentam sobre o turismo no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro, e opinam sobre medidas que podem e devem ser adotadas. Comentam sobre a vinda do Papa no Rio, e a importância disso para o turismo nacional. Fala sobre segurança, infraestrutura, turismo ecológico e etc.
Como foi um livro diferente dos demais, pelo seu caráter pedagógico, não darei nota para ele.